Um Novo Olhar Para a Cidade ou ; o Legado da Copa

ago 6, 2014

por

Categoria(s): Blog, Video

3 comentários

Compartilhe

Quando falo bem de São Paulo, muitos conterrâneos me olham com cara de hospício, como se eu fosse um dissidente que se nega a ver o trânsito, a poluição, a periferia, a criminalidade e tantas outras coisas que deixam os donos da mídia mais ricos, e a sociedade, menos.

Meu amor pela cidade não é  ufanismo incontrolável. Acontece que por conta do meu trampo, a observo atentamente, o que leva a perceber coisas bem peculiares. O encanto está no olhar.

Mas ver a beleza do entorno não é monopólio dos artistas. Os gringos que passaram por aqui recentemente, sem os vícios habituais de quem mora no lugar, também captaram a boniteza. Esse foi, ao meu ver, o maior legado da Copa: apresentar ao mundo um certo charme que teimamos em não ver: O Charme Real. Não a maquilagem, feita laboriosamente pelo pessoal do marketing e removida a aguarrás, quando o 7 x 1 devolveu as coisas às suas devidas proporções.

Por ” charme real ” me refiro às peculiaridades da cidade,  muito além daquilo que o vídeo acima consegue abarcar. Quais são elas ? Não caberiam em um único post. Por isso decidi dedicá-las um site inteiro. Este.

Mas a primeira, sem dúvida, é o cosmopolitismo. Essa postura  de “chega aí que a casa é sua ” é uma coisa que sempre me deixou orgulhoso de viver nesse lugar. A gringaiada hipster também pegou bem com isso, e para o futuro, deverá nos incluir em seus roteiros modernosos.

Que venham aí, passear, trabalhar, viver, espero. Remédio tiro e queda para nos aumentar a auto estima, e aliviar a caipirice.

Ilustre SP é minha tentativa de contribuir com esse novo momento que acredito ter chegado.  Um algo mais para ajudar a nos livrar da visão viciada, e ver o que temos de bom.

Quem conhece meu trabalho sabe que espalho minha admiração por SP já há algum tempo. Sabe também que sempre costumei fazer tudo sozinho. Ou quase. Bem, não mais.

O Ilustre SP, seguindo a tradição cosmopolita da cidade que o inspira,  será um espaço para as mais diversas visões, não só a minha. Isso será possível graças à ajuda dos diversos colaboradores, aos quais agradeço imensamente desde já ( vocês sabem quem são ).

De outrem, espero sugestões, críticas e novas visões de mundo. Se você acha que pode contribuir, ou conhece alguém que possa, por favor entre em contato, pois estou aberto. Tenho que estar, se quiser aliviar a caipirice.

Logo menos tem mais

 

 

 

 

 

Comentários